ESPECIALIDADES
Ceratocone
Ceratocone uma doença degenerativa da córnea (camada transparente situada na frente da íris), que frequentemente leva a uma redução da visão, decorrente de um afinamento dessa camada. Como resultado, gera um astigmatismo irregular normalmente acompanhado de miopia. Predominantemente bilateral, embora geralmente assimétrico, costuma ser progressivo.
A palavra Ceratocone possui origem grega onde “kerato” significa córnea, e “konos” significa cone, que é o formato que esta estrutura adquire, tornando-se abaulada. Esse formato gera baixa acuidade visual devido miopia e astigmatismo, com pouca melhora com óculos.
Na maioria das vezes a doença é bilateral, geralmente assimétrica, costuma ser progressiva. Não há dor, está muito relacionada com o ato de coçar os olhos, que explica a sua alta frequência em pacientes com alergia ocular. Outras associações são Síndrome de Down e Apnéia do Sono.
O Ceratocone não possui cura, mas existem meios para estabilizar sua progressão com o cross-linking e melhorar a visão com lente de contato rígida, que apesar de oferecer menor conforto que os óculos, geram melhor acuidade visual. Em casos avançados é analisada a opção de transplante de córnea.