Av. 17, 501 (Esq R. 14) - Centro - Barretos/SP
Atendimento:(17) 3322-4319 / 3322-7986

Cirurgias e Procedimentos

CLÍNICA DE OLHOS FIGUEIREDO

Realizamos diversos procedimentos cirurgicos

Contamos com diversas especialidades cirúrgicas, com profissionais habilitados e com experiência em cada área da oftalmologia. É oferecido ao paciente orientações e acompanhamento do pré ao pós operatório.

Todas as descrições abaixo têm apenas caráter informativo. Tire suas dúvidas com um de nossos especialistas. Agende uma consulta.

Clínica de Olhos Figueiredo

A cirurgia de catarata (Facectomia) consiste na remoção do cristalino opaco e substituição por um cristalino artificial novo e transparente, conhecido como lente intraocular.

Na cirurgia, uma pequena sonda ultrassônica é inserida no olho através de uma micro-incisão de aproximadamente 2mm. A sonda fragmenta e emulsifica o cristalino opaco em pequenos pedaços e delicadamente os suga (aspira). Por meio da mesma incisão, o cirurgião insere e posiciona dentro do olho a lente intraocular escolhida.

Benefícios de uma incisão pequena.

Uma incisão pequena, pode fornecer muitas vantagens em relação às técnicas mais antigas, que utilizavam uma incisão maior.

As vantagens de uma incisão pequena incluem:

• cicatrização mais rápida

• recuperação visual mais acelerada

• menos trauma ao olho

• melhor visão

• retorno mais rápido às atividades normais

• maior controle do astigmatismo induzido

Quais são os tipos de lentes intraoculares que podem ser usadas na cirurgia de catarata?

A solução tradicional é o implante de uma lente intraocular monofocal que, como o nome já diz, permite somente um foco, que o paciente junto com o médico decidem se é melhor ser o de longe ou de perto. Geralmente opta-se por foco para longe e visão de perto, embora possa-se colocar em um olho o foco para longe e no outro para perto, a chamada monovisão.

Dentre as lentes monofocais, para quem apresenta astigmatismo, existe a opção da lente intraocular tórica.

E para quem deseja fortemente livrar-se do uso de óculos, existe a possibilidade de avaliar se você pode ser candidato ou não do implante de uma lente multifocal, que pode proporcionar boa visão sem óculos para perto, longe e distância intermediária, mas somente para casos selecionados. O seu médico oftalmologista é quem pode lhe oferecer aconselhamento adicional sobre as possibilidades disponíveis para você, com base em seus exames pré-operatórios.

Exérese de Pterígio

A cirurgia de estrabismo consiste em fazer uma pequena incisão na conjuntiva (tecido que cobre a esclera, parte branca do globo), permitindo ao cirurgião acessar os músculos oculares subjacentes. Pode ser necessário realizar a cirurgia em um ou em ambos os olhos.

Em crianças a cirurgia é realizada sob anestesia geral. A anestesia local é uma opção para adultos. O tempo de recuperação é rápido. Geralmente as pessoas são capazes de retomar suas atividades normais dentro de alguns dias. Depois da cirurgia, exercícios, óculos ou prismas podem ser úteis. Hipercorreção ou hipocorreção podem ocorrer e em alguns casos pode ser necessário outro procedimento.

A cirurgia precoce é recomendada para corrigir o estrabismo, pois crianças mais novas podem desenvolver visão binocular com recuperação da visão de profundidade e melhora no campo visual. Quanto mais tempo com o desvio, as chances de recuperar a visão binocular diminuem.

Como em qualquer procedimento, a cirurgia de estrabismo pode ter riscos, como infecção, cicatrização excessiva e outras complicações, todas muito raras. A cirurgia geralmente é um tratamento seguro e eficiente para o mau alinhamento ocular. Entretanto, não é substituto dos óculos ou do uso do tampão.

A cirurgia para glaucoma convencional, chamada de trabeculectomia que na maioria dos casos é feita sob anestesia local, cria uma pequena fístula de drenagem do humor aquoso na esclera (parte branca do olho).

Não obstante, a taxa de sucesso da trabeculectomia ser alta, por vezes, um único procedimento não é capaz de evitar a progressão da doença. Assim, outra cirurgia e/ou tratamento médico adicional pode ser necessário.

Fotocoagulação a Laser: áreas da retina com alterações são cauterizadas para prevenir futuros sangramentos, principalmente em pacientes com Retinopatia Diabética. Quando indicados precocemente pode prevenir a perda da visão em grande parte dos casos.

Injeções intravítreas de antiangiogênicos: Antiangiogênicos como Lucentis® ou Eylia® são indicados nos casos de edema na retina, diagnosticado e medido pelo exame de OCT (Tomografia de Coerência Óptica). Também pode ser feita injeção de triancinolona ou implante de Ozurdex® em casos especiais.

A toxina botulínica reduz temporariamente ou elimina linhas de expressão, rugas na testa e pés de galinha perto dos olhos. A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas.

A aplicação da injeção de toxina botulínica pode parecer um procedimento simples para você, já que se resume em apenas algumas picadas. Mas, na verdade, é uma arte e ciência que só um experiente profissional de saúde deve realizar. Exemplos de toxina botulínica aprovadas pela Anvisa: Botox® e Dysport®.

(17) 3322-4319 / 3322-7986
Av. 17, 501 (Esq R. 14) - Centro - Barretos/SP

© Clínica de Olhos - Todos os direitos reservados. - Powered by PsyMotion