Av. 17, 501 (Esq R. 14) - Centro - Barretos/SP
Atendimento:(17) 3322-4319 / 3322-7986

Exames

CLÍNICA DE OLHOS FIGUEIREDO

Exames de apoio ao diagnóstico e tratamento

Exame onde se avalia a presença de estreitamentos, obstruções ou mal posicionamento dos canais lacrimais. Dessa maneira se estabelece o tratamento adequado.

Clínica de Olhos Figueiredo

Medida do potencial de visão, através de imagens projetadas.

Documentação fotográfica da circulação vascular da retina, após injeção de contraste (fluoresceína sódica). A pupila é dilatada. Devido injeção de contraste na veia é necessário jejum de 2 horas. Realizado por médico oftalmologista.

Esse exame consiste em realizar fotos com um filtro que dispensa o uso de contraste e possibilita avaliar as alterações anatômicas e funcionais do Epitélio Pigmentar, da Retina e/ou do nervo óptico.
Indicado para algumas doenças da retina e de nervo óptico .

Exame onde se avalia a presença de estreitamentos, obstruções ou mal posicionamento dos canais lacrimais. Dessa maneira se estabelece o tratamento adequado.

Exame realizado para medir o comprimento axial do olho, que juntamente com a curvatura corneana, possibilita o cálculo do valor das lentes intra-oculares. Possível medir também a profundidade de câmara anterior e espessura do cristalino. Indicado nos pré operatórios de catarata.

Neste exame, um microscópio é utilizado para avaliar o olho, possibilitando a verificação de pequenos detalhes, como córnea, conjuntiva, esclera, cristalino, nervo óptico, íris, retina, entre outros.

Avalia a percepção visual central e periférica utilizando o estímulo de dupla frequência. Esta técnica estimula um grupo de células que são primeiramente afetadas em pessoas com glaucoma, as células ganglionares.

Capsulotomia Yag Laser é um procedimento realizado com laser Nd: YAG laser, indicado principalmente para tratamento de opacidade capsular no pós-cirúrgico de catarata. O tratamento com Yag-Laser é indolor e proporciona ao paciente uma melhora significativa visual após sua realização.

Exame realizado para avaliar a superfície corneana. Medir a curvatura e estimar o valor do astigmatismo. Muito indicado nos pré e pós operatórios de cirurgia refrativa, catarata ou transplante de córnea, adaptação de lente de contato, acompanhamento de ceratocone e casos de astigmatismo alto.

Exame realizado para avaliar a variação de pressão intra-ocular. A pressão ocular será medida em 04 horários diferentes com diferença de 02 horas.

A fotografia estereoscópica de papila é uma técnica de geração de imagem com efeito de profundidade capaz de mostrar com mais precisão anormalidades não percebidas com fotografias comuns. Documenta alterações anatômicas do disco óptico, retina peripapilar e camadas de fibras nervosas da retina. É um exame fundamental para o diagnóstico e acompanhamento de glaucoma, neuroftalmologia e hipertensão ocular.

A fundoscopia ou oftalmoscopia é o exame em que se visualizam as estruturas do fundo de olho, dando atenção ao nervo óptico, os vasos retinianos, e a retina propriamente dita, especialmente sua região central denominada mácula.

O mapeamento da retina é um exame oftalmológico que permite analisar a retina e procurar por alguma alteração, sobretudo na sua periferia. É muito importante para todos os pacientes e em especial para os pacientes diabéticos, hipertensos, usuários de algumas medicações, pré e pós-operatórios e altos míopes. Para a sua realização é necessário a dilatação das pupilas.

Exame realizado para avaliar a saúde do endotélio corneano através da análise do tamanho e formato de suas células. Indicado nos pré e pós operatório, doenças corneanas e adaptação de lente de contato.

Exame realizado para medir a espessura corneana. A Paquimetria Ultrassônica é realizada com uma sonda de cristal e a Paquimetria Óptica é realizada no equipamento de OCT ou no microscópio especular, através de uma lente de não contato. Indicado nos pré e pós-operatórios, controle de glaucoma, usuários de lente de contato, acompanhamento de ceratocone ou qualquer outra doença na córnea.

O Exame de Refração é realizado para conhecer a acuidade visual e o grau de óculos do paciente com erros refrativos como miopia, hipermetropia e presbiopia.

A Retinografia é um exame no qual se documenta o fundo de olho através de um registro fotográfico. Podem ser feitas fotos da retina e do disco óptico. Armazenadas digitalmente, as imagens podem ser acessadas a qualquer momento para estudo e comparação com exames anteriores.

As lentes de contato são hoje largamente utilizadas em diversas situações, porém, é importante fazer os testes de adaptação para verificar a curvatura da córnea (ceratometria). Eventualmente é realizada uma topografia da córnea para observar as condições da superfície. A colocação das lentes é baseada na refração inicial, que determina o grau das lentes.

Utilizado para identificação de discromatopsias, popularmente conhecidas como daltonismo. São apresentados alguns cartões coloridos ao indivíduo. Eles possuem vários círculos com cores ligeiramente diferentes e alguns números no centro dos círculos que apenas o indivíduo com visão normal consegue ver.

Serve para diagnosticar precocemente doenças de visão no bebê, como catarata congênita, tumor, glaucoma ou estrabismo.

Esse teste deve ser feito na primeira semana de vida do recém-nascido, de preferência ainda na maternidade, mas também pode ser realizado na primeira consulta com o pediatra e repetido aos 4, 6, 12 e 24 meses, sendo uma importante ferramenta para prevenir a cegueira infantil.

Exame não invasivo, de alta tecnologia utilizado no diagnóstico das doenças da retina, vítreo e nervo óptico consistindo na obtenção de cortes transversais da retina e interface vitreoretiniana. Com ele é possível obter medidas bem precisas da espessura da retina, além de diagnosticar doenças que não são visíveis no exame de mapeamento de retina, como doenças degenerativas da mácula em fase muito inicial. Auxilia também na avaliação da escavação do nervo óptico em casos de glaucoma. É uma excelente alternativa para pacientes que não podem se submeter a exames realizados com uso de contraste endovenoso.

Tonometria é o exame de visão que mede a pressão intraocular, utilizando aparelhos com métodos de sopro ou de contato.

Ultrassonografia Ocular é o exame oftalmológico que avalia as estruturas internas do globo ocular (cristalino, cavidade vítrea, retina) e a cavidade orbitária (músculos, nervo óptico, órbita e gordura orbitária).

(17) 3322-4319 / 3322-7986
Av. 17, 501 (Esq R. 14) - Centro - Barretos/SP

© Clínica de Olhos - Todos os direitos reservados. - Powered by PsyMotion